Melhorar o Desempenho
Distância de Renderização Geral: Este é um dos ajustes mais importantes. Diminuir a distância de renderização reduz a quantidade de geometria e detalhes vistos ao longe (como cidades distantes e paisagens), o que alivia drasticamente o processamento do seu dispositivo e melhora o desempenho.
Objetos na Cena: Objetos pequenos e numerosos, como moitas flutuantes no rio, consomem muitos recursos. Diminuir ou limitar a quantidade de objetos menores na cena pode ajudar a liberar memória e processamento.
Árvores (Otimização Billboard): Embora o jogo utilize o sistema billboard da Unity (que substitui modelos 3D complexos por imagens 2D simples à distância) para otimização, reduzir a distância em que essa substituição ocorre, ou diminuir a densidade geral da vegetação renderizada, pode melhorar o desempenho.
Renderização de Embarcáveis (Passageiros e Cargas): A renderização de elementos 3D dentro do barco é um processo custoso. Para resolver isso:
Acesse o menu Opções > Simulação > Embarcáveis.
Selecione "Desativado" para não renderizar as cargas e passageiros no seu barco (o que proporciona o máximo desempenho).
Como alternativa, selecione "Jogador" para limitar a renderização apenas à sua embarcação.
Detalhes Internos: Se houver opções de renderização para elementos como assentos, redes ou outros detalhes internos da embarcação, desativá-los pode gerar ganhos de desempenho, especialmente ao usar a visão interna.
Fumaça dos Motores: Desativar os efeitos de partículas da fumaça dos motores é uma forma eficaz de ganhar desempenho em dispositivos com menor capacidade de processamento.
Ajustes de Luz e Sombras: As sombras em tempo real e a iluminação dinâmica são grandes consumidoras de recursos. Diminuir a resolução e a qualidade das sombras projetadas é uma das formas mais impactantes de melhorar o desempenho.
Iluminação e Movimento do Sol: Reduzir a qualidade da iluminação e a taxa de atualização do movimento do Sol e dos efeitos de luz associados pode aliviar a carga da CPU e GPU.
Taxa de Sincronização (FPS): Limitar a taxa de quadros (FPS) do jogo (por exemplo, limitar a 30 FPS em vez de 60 FPS) pode estabilizar a jogabilidade em dispositivos mais fracos, tornando o movimento mais consistente. O jogo ajusta a taxa de sincronização da velocidade do jogador para garantir uma jogabilidade estável, mas você pode intervir nas configurações de FPS para otimizar.
Para aplicar a maioria dessas alterações, procure o menu Opções do jogo, geralmente com as abas dedicadas a cada item. Verifique o detalhamento das configurações do jogo.
